Acic participa de Encontro Estadual do Programa Empreender

 em Notícias

De 12 a 14 de junho, Caruaru sedia o Encontro Estadual do Programa Empreender. Ontem (12/06), no Caruaru Park Hotel, representantes de associações comerciais e empresarias de cidades como Caruaru, Gravatá, Limoeiro, Camaragibe, Vitória de Santo Antão e Ribeirão, que coordenam os eventos nestas localidades, participaram da abertura da agenda de análise dos resultados alcançados nos últimos 18 meses. Em Caruaru, a Acic definiu cinco câmaras setoriais para a primeira etapa do Programa: Arranjo Produtivo de Confecções, Centro Moda 18 de Maio, Componentes Têxteis, Construção Civil e Arquitetura e Urbanismo.

Cada município participante do Empreender, através das Associações Comerciais e Empresariais, apresentou os resultados obtidos nos 18 meses de atuação dos consultores e facilitadores junto aos empresários envolvidos. O presidente da Acic, Pedro Miranda, e a equipe da Associação que se dedica ao desenvolvimento do Programa estiveram presentes, juntamente com os representantes dos outros municípios, o coordenador nacional do Empreender, Carlos Rezende, o coordenador Estadual do Programa, Walmam Bezerra, o superintendente do Sebrae, Oswaldo Ramos, a vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresarias de Pernambuco (Facep), Jussara Pereira, e a analista de projetos da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, Patrícia Rego.

O coordenador nacional do Empreender na CACB, Carlos Rezende, destacou os resultados positivos alcançados neste período. “O Empreender é um programa de fortalecimento das micro e pequenas empresas por meio do associativismo. Cerca de 70 mil empresas já foram atendidas aqui no Brasil. O Programa usa como base  os núcleos setoriais, onde empresas do mesmo segmento se reúnem, discutem seus problemas e buscam soluções. O segredo do sucesso do Empreender é que as decisões são tomadas pelos empresários, isso tem se mostrado extremamente exitoso”, enfatizou.

Além disso, o desempenho do Empreender no País chamou atenção de uma organização mundial. “Estamos fazendo parte de um projeto chamado AL-Invest, o maior da União Europeia para atendimento de micro e pequenas empresas, que prevê atendimento de mais de 30 mil empresas de 18 países da América Latina até 2018. Então, quando temos todas essas entidades trabalhando com núcleos setoriais significa que os empresários não estarão expostos a uma experiência, a uma tentativa, mas a algo que efetivamente vem dando certo nos últimos 20 anos”, disse.

Para o coordenador estadual do Programa, Walmam Bezerra, a metodologia adotada tem sido o diferencial. “O Empreender tem uma importância singular, porque ele trabalha com núcleos setoriais. Através de um consultor contratado para moderar as reuniões, os empresários vão através de ferramentas, como as de brainstorming, por exemplo, colocar as suas dificuldades. Esse consultor é treinado para captar essas informações e condensar em ideias e projetos. Assim, começamos a segmentar e discutir os problemas específicos que são escolhidos cuidadosamente como os mais importantes para os municípios. Então, isso vai ser discutido de forma aberta e transparente. As cidades de maneira geral se beneficiam com esses resultados”.

Até amanhã (14/6), no Caruaru Park Hotel, serão realizados treinamentos para os consultores com o tema: “Como elaborar o planejamento estratégico dos núcleos empresariais”, e orientações sobre Gestão Financeira do Empreender. Caruaru tem conquistado bons resultados com a participação. Recentemente, o Encontro de Negócios do Segmento de Tecidos e Aviamentos, promovido pela Câmara Setorial dos Componentes Têxteis da Acic, foi escolhido como case de sucesso em evento da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Na oportunidade, a atuação da Câmara da Arquitetura e Urbanismo também foi destaque com a geração de um formulário e inclusão de futuros clientes em um banco de dados.

DSC_6667

DSC_6678

DSC_6674

DSC_6673

DSC_6690 ')}