Acic participa de planejamento do período pós-isolamento social

 em Destaque, Notícias

Desde o início das discussões sobre as alternativas para minimizar os impactos causados pela pandemia da Covid-19, a Acic vem ocupando os devidos espaços nas rodas de discussões para garantir a representatividade dos interesses de seus associados. Na última terça-feira (7), representantes da Associação Comercial Empresarial de Caruaru (Acic) estiveram reunidos com a prefeita do município, Raquel Lyra, com os prefeitos de Santa Cruz, Edson Vieira, e de Toritama, Edilson Tavares, além de representantes de outras instituições para planejar os próximos passos, após o período de isolamento social da maneira como estamos vivendo.

“No momento oportuno, quando as autoridades sanitárias sinalizarem de maneira positiva o retorno das atividades, isso deverá ocorrer de maneira gradual e seletiva para garantir a segurança de todos. Por isso, já estamos pensando em como organizar este momento”, esclareceu Pedro Miranda, vice-presidente da Acic para assuntos de comércio.

Durante a reunião, foram levantados diversos aspectos que deverão ser levados em consideração quando as atividades de comércio e serviço puderem o recomeçar. Um dos pontos mais importantes abordados na reunião foi com relação à dinâmica que deverá acontecer para o funcionamento das feiras da Sulanca, nos três municípios, já que esta é uma das principais fontes de renda de grande parte das famílias na região.

Ficou decidido que toda e qualquer decisão sobre as feiras, desde a decisão sobre a data da retomada até a implantação de medidas sanitárias, nas três cidades, serão tomadas em conjunto. As normas adotadas por uma servirão, automaticamente, para as outras.

Foram levantadas as possibilidades de adequações dos espaços, com a instalação de lavatórios de acionamento por pedal, restrição do acesso de pessoas do grupo de risco, triagem para distribuição de máscaras e verificação de temperatura, além de distribuição de pequenos frascos de álcool em gel. Tudo para proteger lojistas e frequentadores da maneira mais adequada. Representantes de empresas também se disponibilizaram a contribuir, fazendo doações desses materiais de proteção.

“A Acic permanece firme no propósito de contribuir com o poder público, unindo forças para fazer tudo com segurança, de acordo com as orientações dos órgãos de saúde, mas já pensando em deixar tudo preparado para a retomada. Esse é o nosso papel que vem sendo exercido de maneira colaborativa e responsável”, frisou o presidente da Acic, Luverson Ferreira.

Todas as sugestões apontadas durante um encontro serão reunidas em um documento que será enviado para o governador, na próxima semana.