Acic sedia abertura do Programa Interlegis em Caruaru

 em Notícias

Nesta segunda-feira (8), a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) sediou o Encontro Interlegis, programa do Senado Federal para modernização das Câmaras Municipais, ligado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Representantes do poder público e da sociedade civil organizada de Caruaru e de outros 20 municípios do Agreste de Pernambuco estiveram reunidos no auditório da Entidade. A iniciativa é uma parceria do senador Douglas Cintra (PTB-PE) com a Câmara Municipal de Caruaru.

A mesa de abertura foi composta pela secretária de Educação da Prefeitura de Caruaru, Graça Rosal, o juiz de Direito José Fernando, o diretor-executivo do ILB, Helder Rebouças, o senador Douglas Cintra (PTB), o presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Leonardo Chaves (PSD) e o diretor da Acic, Bernando Barbosa Filho.

Bernardo Barbosa Filho enfatizou a importância da garantia da transparência nas ações parlamentares. “A Acic tem a satisfação de receber este evento, que contribui com a lisura das casas legislativas dos municípios. Deve-se ressaltar o trabalho da Câmara de Caruaru nesta perspectiva, somando-se à disposição do senador Douglas Cintra, de trazer para a cidade este treinamento, que conta com uma série de ferramentas. A Associação é um exemplo de transparência. O Observatório Social, instalado nesta Entidade, é o primeiro do interior de Pernambuco. É um instrumento fiscalizador das ações da sociedade civil organizada no município”.

“Este evento foi realizado em Caruaru por inúmeros motivos, entre eles o fato do Portal da Transparência já está consolidado, sendo exemplo para as demais cidades. A Acic contribuiu de forma efetiva colocando à disposição sua estrutura. É motivo de honra e satisfação participar desta iniciativa. O desafio consiste em aperfeiçoar a relação entre representantes e representados. O Interlegis auxilia as casas legislativas a entrar na era da modernidade e da participação social”, destacou o senador Douglas Cintra.

Na ocasião, foram apresentadas as palestras Abordagem do Processo Atual da Reforma Política e Solução Web Interlegis como forma de dar transparência ao processo legislativo, pelos analistas legislativos Ronaldo Jorge e Francisco Biondo, respectivamente.

Durante a semana, até o dia 12 de junho, serão realizadas oficinas de treinamento sobre produtos tecnológicos oferecidos para as Câmaras Municipais, sem qualquer custo. O Interlegis ainda possibilita a criação e operação de portais de fácil acesso ao público, nos quais a produção legislativa está detalhada de maneira simples e objetiva. De 15 a 19 de julho, será a vez de Petrolina e, em agosto, as Câmaras da Região Metropolitana do Recife serão contempladas. ')}