Cenário político brasileiro é conteúdo de debate na Acic

 em Notícias

Em discussão em todo o País, o cenário político atual foi abordado em debate na Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), em evento promovido pela Câmara Setorial dos Veículos de Comunicação da Entidade. No auditório, autoridades políticas, como o vice-prefeito Jorge Gomes, profissionais da imprensa da região e empresários assistiram atentos às avaliações dos convidados, o publicitário e cientista-político José Nivaldo Júnior e o senador Douglas Cintra, e o debate entre eles, que teve mediação do jornalista Magno Martins.

“É motivo de honra estar nesta entidade importante para o desenvolvimento de Caruaru. A discussão do tema é fundamental, em função do momento que o País enfrenta. Já passamos por outras crises e foi sempre a luta do povo brasileiro que impulsionou a retomada da democracia, que ainda hoje está longe do que queremos, que é um desenvolvimento social e econômico igualitário para população. Estamos lidando com uma crise política, institucional e, sem dúvidas, ética. Discutir este cenário com pessoas competentes e com mérito nos fortalece para superar o período com dignidade”, disse o vice-prefeito Jorge Gomes.

Para o presidente da Acic, Osíris Lins Caldas, o encontro foi proveitoso, à medida que alerta para a necessidade do engajamento coletivo, para superar a fase de instabilidade, e dos cuidados com as finanças, para não comprometer os negócios. “A nossa missão foi tornar esta palestra a mais prática possível para os presentes, para que esses influentes líderes que foram convidados nos auxiliem no compartilhamento de informações que irão nos auxiliar nas nossas empresas e famílias”.

Os palestrantes avaliaram os impactos econômicos característicos do período de recessão, analisando as causas do aspecto político que contribuíram para a fase de dificuldades que vem sendo atravessada pela população. Com 35 anos de experiência no exercício da profissão, Magno Martins também fez perguntas aos convidados e repassou os questionamentos da plateia. Na ocasião, o jornalista também fez o lançamento do quinto livro da carreira “Perto do Coração”, obra de crônicas que aborda, entre outros temas, a história de Afogados da Ingazeira.

O senador Douglas Cintra falou da importância da participação popular para superar a crise. “Esta iniciativa fortalece o processo democrático nacionalmente. É preciso conscientização não apenas da classe política, mas, principalmente, dos cidadãos. É preciso o entendimento de que acima do conceito ‘governo’ existe o conceito ‘Estado’ que é muito mais abrangente. Nos dias de hoje, os mecanismos de investigação são mais eficientes e este fator é extremamente positivo. É preciso incentivar o debate e motivar a participação pública em prol do equilíbrio e da governabilidade”, defendeu. ')}