Idário Fernandes, o Doutor Bloco, ministrará palestra na Acic

 em Notícias

Com mais de 30 anos de atuação no setor de artefatos de concretos, o engenheiro e professor é o maior especialista latino-americano em produção e controle de qualidade

Muito se fala atualmente em economia, rapidez, durabilidade e sustentabilidade, pois estes são os motes do futuro. Nas construções civis estas são também as principais preocupações de construtores, engenheiros e arquitetos. Os formatos convencionais, como alvenaria utilizando tijolos, paralelepídedos, entre outros, estão dando espaço para materiais sustentáveis e de fácil manuseio, que são os blocos intertravados e pavers pré-fabricados.

A IF Pré-Moldados, em parceria com a Acic – Associação Comercial e Empresarial de Caruaru, está trazendo o professor e engenheiro Idário Fernandes para uma palestra sobre construção com pisos intertravados e blocos de concreto. O evento será realizado no dia 10 de novembro, às 19h, na sede da Acic.

O engenheiro Idário Fernandes tem 30 anos de atuação no setor e é o maior especialista latinoamericano em produção e controle de qualidade de artefatos de concreto. Com mais de 350 cursos ou palestras ministradas na América do Sul, Idário é autor do livro “Blocos e Pavers, Produção e controle”, atualmente na sétima edição.

Com o tema “Construção com Blocos de Concreto e piso intertravado de concreto. Qualidade, limpeza, segurança e economia”, o Dr. Bloco, como também é conhecido Idário Fernandes, abordará os seguintes assuntos:

 – Alvenaria estrutural

Origem da Alvenaria Estrutural no Brasil; Diferença de bloco formal e informal; Principais características do produto de qualidade; O sistema construtivo; Vantagens e desvantagens; Confiabilidade do sistema; Obras emblemáticas; Potencial da IF Pré-Moldados perante o mercado de blocos; O selo de qualidade.

– Paver

Processo produtivo; Tipos cores e modelos; Vantagens e principais características do produto de qualidade; O paver pelo mundo; Potencial da IF perante o mercado de paver; O selo de qualidade

Sobre paver e sustentabilidade

Os ganhos ambientais para obras que optam pelo paver pré-fabricado são inúmeros quando comparados com o concreto. O consumo de energia para a fabricação é bem menor, do que o feito pelo derivado de petróleo, além de a permeabilidade do material possibilitar maior rapidez no escoamento da água da chuva para o solo. Isso minimiza o risco de veículos aquaplanarem e de ocorrer acúmulo de água na pista. Mais um ponto favorável é que a capacidade de reflexão de luz do pavimento intertravado permite também que ele poupe a iluminação pública.

O pavimento com peças pré-fabricadas de concreto ainda gera economia de recursos quando a rua ou a estrada precisam passar por manutenção ou por alguma intervenção que exija a passagem de tubulações de água ou cabos elétricos. Neste caso, o paver pode ser removido e reinstalado sem a necessidade de quebra do piso, o que evita a geração de resíduos sólidos e economiza insumos para sua recomposição. Além disso, o piso intertravado é o único que permite a liberação imediata do tráfego depois de instalado ou reinstalado.

(Fonte: doutorbloco.com.br)

Melhor que asfalto e obra com execução mais rápida

O paver pré-fabricado de concreto compete com o asfalto, e já pavimenta estradas vicinais e urbaniza áreas, principalmente vulneráveis a enchentes. De acordo com especialistas, além de ter um desempenho mecânico até melhor que o asfalto, o produto tem um processo de execução mais rápido, pois já chega pronto no local da obra. O material é resistente a movimentos verticais, horizontais e de rotação, distribuindo as cargas uniformemente e suportando veículos leves e pesados. Porém, segundo especialistas, o produto só consegue competir com o asfalto se sua fabricação seguir a normalização vigente, com a garantia do selo de qualidade da ABCP, e obedecer corretamente os processos de instalação.

Sobre Idário Fernandes e a Doutor Bloco

A marca DoutorBloco tem apenas quatro anos, mas seu criador, o engenheiro Idário Fernandes, já atuava prestando assistência técnica para fabricantes de artefatos e consumidores de cimento em geral, desde 1979, pela ABCP e posteriormente pela Votorantim Cimentos, onde orientava os consumidores a obterem os melhores resultados com a utilização do cimento Portland.

Estes 21 anos de atuação junto ao mercado (1979 a 2000), principalmente indústrias de artefatos como blocos, pavers, tubos e telhas, proporcionaram um grande conhecimento do mercado, da rotina e principalmente das necessidades e dificuldades destes segmentos a ponto de motivá-lo a deixar a promissora carreira na Indústria de cimento e apostar apenas no segmento de consultoria, a partir de 2002.

Nestes 14 anos de atuação como consultor foram aproximadamente 380 atendimentos a indústrias, cujos primeiros anos serviram de base para a elaboração, e lançamento, em 2007, do livro Blocos e Pavers – Produção e Controle de Qualidade, atualmente na 7ª edição com mais de 10 mil exemplares vendidos.

Atualmente o Professor Idário Fernandes é reconhecido como um dos maiores especialistas latinoamericanos na produção e controle de qualidade de artefatos de cimento, atuando em 16 países, tanto na consultoria “in loco” em fábricas, como elaborando e ministrando cursos e palestras sobre temas que vão desde diretrizes básicas para a instalação de uma indústria até o controle de qualidade do produto acabado.

Fonte: doutorbloco.com.br

Sobre a IF Pré-Moldados

A IF Pré-Moldados foi implantada em Caruaru no ano de 2012 e produz blocos de concreto e pisos intertravados (paver). Com alta capacidade produtiva, máquinas modernas e totalmente automáticas, a fábrica produz mais de 300 mil blocos por mês e mais de 30 mil metros quadrados de piso.

Em 2016 se tornou a única indústria do segmento, em Pernambuco, com o Selo da Qualidade ABCP para blocos Classes A e C e Piso intertravado de concreto com 35 MPa de resistência.

A IF Pré-Moldados comercializa seus produtos para os estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas, e está localizada na Via Férrea, 835, próximo à entrada do Alto do Moura, em Caruaru/PE. Contato: (81) 3722-0706.

Fonte: Prol Comunicação Corporativa

img-20161108-wa0028 ')}