Impostômetro chega a Caruaru

 em Notícias

A Acic, através da Associação Comercial de São Paulo, trouxe para Caruaru, na última sexta-feira (30), o impostômetro. Presente em diversas cidades do país, ele mostra simultaneamente quanto de imposto está sendo pago pela população. Os números serão mostrados no telão exposto na fachada da Associação. “A partir do momento que o cidadão tem consciência do quanto paga de impostos, ele tem condições de cobrar do governo esse valor em forma de serviços”, explicou o presidente da Acic, Ricardo Montenegro.

O que é o De Olho no Imposto?

Uma iniciativa do Movimento das Associações Comerciais que surgiu para informar sobre os valores dos impostos arrecadados e engajar a sociedade na causa da transparência na arrecadação de impostos sobre mercadorias. O De Olho no Imposto começou com o lançamento do Impostômetro em 2007 e conseguiu levar ao Congresso Nacional 1,5 milhão de assinaturas para aprovar o Projeto de Lei 1472/07 que determinava que as notas fiscais detalhassem ao consumidor o percentual de impostos embutido em cada produto. No fim de 2012, o projeto se tornou lei. O Movimento prova que, com a união e engajamento de todos, é possível continuar agindo para mudar o destino do país para melhor.

O Impostômetro considera todos os valores arrecadados pelas três esferas de governo a título de tributos: impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária.

O somatório das arrecadações é apresentado da seguinte forma:

No Brasil: somatório das arrecadações de tributos federais, estaduais e municipais.

Por Estado: somatório das arrecadações dos tributos estaduais (ICMS, IPVA, ITCMD, Taxas, Previdências Estaduais).

Por Município: somatório das Receitas Correntes dos municípios, incluindo além das arrecadações de tributos municipais (IPTU, ISS, ITBI, Taxas e Previdências Municipais), o montante das transferências constitucionais realizadas pela União e pelo Estado a que pertença o município, bem como outras receitas não-tributárias (receitas patrimoniais, industriais, etc). ')}