Muita disposição aos 95 anos

 em Notícias

 

Acic comemora mais um aniversário, consolidando-se como uma das principais instituições associativistas do Norte/ Nordeste

Manter-se jovem, dinâmico e cheio de planos aos 95 anos não é pra qualquer um. Mas é exatamente assim que a Acic faz mais um aniversário, em abril de 2015. A instituição mais tradicional de Caruaru e uma das maiores do interior do Nordeste, comemora suas muitas conquistas, cumprindo seu propósito de fomentar o desenvolvimento empresarial de Caruaru, ajudando os empreendedores a manter seus negócios firmes diante dos desafios encontrados no mercado.

São inúmeras as ações desenvolvidas, os cursos e palestras realizados e os eventos pensados cuidadosamente para gerar negócios e renda para os empresários de todos os setores da economia local. “A Acic funciona como um norte para muitos empresários que enxergam na Instituição um apoio importante para o crescimento de suas empresas. Procuramos corresponder às expectativas de cada um, trazendo soluções comuns a cada segmento, fazendo valer os principais propósitos do associativismo”, destacou o presidente da Instituição, Osíris Lins Caldas.

Atualmente, 20 câmaras setoriais fazem parte da Acic, tornando o trabalho associativista ainda mais eficiente. Em cada uma delas, os empresários têm a oportunidade de discutir temas importantes para suas áreas de atuação, agindo em conjunto e encontrando alternativas viáveis para vencer os desafios cotidianos.  Através de missões empresarias e visitas técnicas, promovidas pelas câmaras, por exemplo, eles podem ter contato direto com modelos de gestão bem sucedidos que podem ser aplicados em suas realidades.

Também são inúmeros os benefícios oferecidos pela Acic aos seus associados. Desde descontos em mensalidades das principais faculdades do município até o convênio com a Unimed, que proporciona valores mais acessíveis, a Acic demonstra uma preocupação constante com o bem-estar daqueles que dela fazem parte. “ A ampliação dos serviços é uma meta diária da nossa equipe. Temos muitos convênios que beneficiam nossos associados. Recentemente, fechamos uma parceria com o CNA para oferecer cursos de inglês e espanhol aqui na nossa sede, com preços diferenciados. Além disso, entre muitos outros, posso citar a parceria com a Serasa e com a Certsign que tem facilitado a vida dos empresários que precisam fazer consultas de crédito e tirar ou renovar o certificado digital. Essa é a prova do nosso compromisso em oferecer ferramentas que possam ser usadas para que as empresas cresçam e ofereçam mais oportunidades aos seus funcionários e serviços de qualidade para a população”, resumiu o presidente da Acic.

A Acic também está sempre presente nas decisões mais importantes para o município. Um exemplo disso, atualmente, são as discussões a respeito da transferência da Feira da Sulanca que impacta diretamente a vida de muitos pequenos empreendedores. “Estamos atentos às propostas apresentadas pelo poder executivo, avaliando cada uma delas e discutindo os ajustes que devem ser feitos, levando em consideração as necessidades dos nossos associados e da comunidade em geral.”, finalizou Osíris.

Depoimentos:

João Bezerra (Ex-presidente da Acic e atual presidente do Conselho Superior Deliberativo)- “Não se tem dúvidas da enorme contribuição da Acic no desenvolvimento econômico e social de Caruaru. A Entidade tem participado ativamente, ao longo desses 95 anos, de todos os movimentos que envolvem a classe empresarial da Cidade e região, cobrando soluções nas três esferas políticas dos principais temas que envolvem o desenvolvimento da nossa terra, oferecendo serviços diversos aos associados e buscando a qualificação dos empresários, no sentido de tornar suas empresas mais competitivas nas suas áreas de atuação. Por tudo isso, assumimos o posto de líder no associativismo nas regiões Norte e Nordeste com mais de 1.700 associados e uma cadeira no Conselho Estadual de Desenvolvimento. Ainda temos muitas demandas para conquistar e fortalecer ainda mais a nossa Cidade. Porém, as conquistas foram muitas ao longo destes anos e temos muitos motivos para celebrar esta data com o sentimento de uma missão cumprida”.

José Leite Galvão (Ex-presidente)- “Para mim, a Acic é a melhor associação do Nordeste. A história da Entidade trouxe muitas vitórias para Caruaru, como a criação das Câmaras Setoriais, que auxiliam o empresário no dia a dia do seu negócio. Tornei-me presidente à convite de Manoel Galindo, após passar dez anos na tesouraria da Acic. Hoje, faço parte do Conselho Superior Deliberativo e tenho orgulho de ter acompanhado a consolidação da Acic, que é atualmente é uma referência”.

Manoel Torres Galindo (Ex-presidente)- “Fui presidente da Acic por quase duas décadas. Hoje, faço parte do Conselho Superior Deliberativo.Naquela época, o trabalho foi muito difícil, pois os comerciantes e empresários não tinham tanto esclarecimento sobre a importância do associativismo. Durante a minha gestão, tivemos o grande êxito de aumentar o número de associados consideravelmente. Eu acho que todo o empresário deveria ser associado à Acic. É uma necessidade. E a Entidade é forte e coerente em tudo que faz, orientando desde o micro ao grande empresário”.

  ')}