Pleito do Movimento Pró-Pernambuco é atendido com anúncio de horário especial para shoppings e comércio no Dia das Mães

 em Destaque, Notícias

O Governo de Pernambuco anunciou, em portaria publicada pelas Secretarias Estaduais de Saúde (SES-PE) e de Desenvolvimento Econômico, ontem (4), que shoppings e o comércio do Agreste estão autorizados a funcionar em horário especial para o Dia das Mães. A decisão atende a um pleito do Movimento Pró-Pernambuco, que reúne mais de 30 instituições representativas da classe empresarial em todo o Estado, do qual a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) faz parte.

O governo explica que a decisão foi tomada ‘’em razão da possibilidade de fluxo de compras intenso relativo à comemoração do Dia das Mães’’. Para a presidente da Acic, Ivania Porto, a medida é importante para a recuperação econômica, já que a data é uma das principais para o comércio. “Temos um longo caminho a percorrer até que os negócios se recuperem, de fato, dessa crise sem precedentes que estamos vivendo. As expectativas de vendas dos lojistas são boas e ter a possibilidade de estender o horário é importante para que esses resultados se efetuem”, defende.

Porém, o reforço dos protocolos sanitários é fundamental para que não haja retrocessos no Plano de Convivência com a Covid-19. “Não podemos esquecer, nem por um instante, que estamos enfrentando o pior momento da pandemia no nosso País e de que cada um de nós tem grande responsabilidade para superarmos essa situação. A Acic está reforçando com seus associados de que é preciso não apenas cumprir, mas, também, intensificar os cuidados dentro das suas empresas, pois apenas com a ação coletiva venceremos a pandemia”, enfatiza Ivania Porto.

Conforme determina a portaria, os estabelecimentos poderão funcionar das 8h às 20h nos dias sete e oito de maio, sexta-feira e sábado, respectivamente, e das 8h às 18h, no domingo (9). O horário de funcionamento do comércio e dos shopping centers passou por mudanças em razão da necessidade de endurecimento das medidas restritivas que estão em vigor desde 26 de abril.