Serviços gratuitos são oferecidos na 4ª Semana de Saúde Bucal

 em Notícias

De sete a nove de outubro, a Câmara Setorial da Saúde da Acic em parceria com a Faculdade Asces promove a 4ª Semana de Saúde Bucal, em Caruaru. O evento de caráter social tem o intuito de ampliar o acesso às informações sobre as doenças que atingem a cavidade bucal. Cerca de 200 integrantes, entre professores, alunos e técnicos de Odontologia fornecem orientação e assistência gratuitas à população. A expectativa é de que mil atendimentos sejam realizados.

Os problemas de saúde bucal têm repercussão na qualidade de vida das pessoas. Pensando nisso, durante a programação da semana, exames e atendimento preventivo estarão disponíveis, realizados pelos alunos das Clínicas Odontológicas da Asces, no Bairro Universitário, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A campanha também é uma oportunidade para os futuros profissionais aplicarem na prática o conhecimento obtido no meio acadêmico.

Nos mesmos horários, no Shopping Difusora, palestras educativas destinadas ao público em geral serão ministradas por professores da área para conscientização. No dia sete de outubro, as explanações serão sobre tratamentos odontológicos integrados; no dia oito, a prevenção das cáries é o foco dos diálogos; e, no dia nove, a prevenção do câncer bucal é o tema. Simultaneamente, no mesmo espaço, alunos farão triagens dos pacientes, através de avaliações bucais e encaminhamentos para as clínicas da Faculdade.

Segundo o cirurgião dentista Daniel Saturnino, “a Odontologia ainda é uma área da saúde que provoca muito medo nos indivíduos e o acesso a um especialista não é algo fácil para muitos brasileiros, por diversos fatores sociais. Todas as ações que procuram reduzir esta distância têm um papel social necessário, pois as informações em saúde de qualidade são uma poderosa ferramenta de transformar realidades”, disse. ')}