V Semana do Meio Ambiente aborda aquecimento global e desertificação

 em Notícias

Programação segue até esta sexta-feira (9/6)

A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), o Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Prefeitura de Caruaru promovem, em parceria, a V Semana do Meio Ambiente, dos dias cinco a nove de junho. A abertura da iniciativa, realizada na segunda-feira (5/6), reuniu nomes de referência em preservação ambiental em uma mesa redonda no auditório da Associação.

O coordenador do Grupo de Gestão Ambiental Avançada do CAA-UFPE, Dr. Gilson Lima, apresentou a Semana do Meio Ambiente e contextualizou o tema no cenário mundial. O professor enfatizou o objetivo do evento que é o de conscientizar as pessoas para a importância da preservação ambiental na manutenção da vida no planeta. “É um grande desafio, mas agradecemos a parceria que vem dando certo com a Acic e a Prefeitura de Caruaru. A nossa programação iniciou com a coleta de óleo de cozinha e de pilhas e baterias usadas, exposição de tratamento de água de uso doméstico e orientação para recuperação e reutilização de água por energia solar, eletrofloculação, coagulação e floculação, no Marco Zero da cidade. Estamos aproveitando esses momentos da programação para realmente discutir sobre o aquecimento global e a preservação do nosso ambiente”, disse.

O professor Dr. Gilson Lima, o diretor do CAA-UFPE, professor Manoel Guedes, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, o ambientalista, conselheiro e sócio-benemérito da Acic, Severino Montenegro, o representante da Associação Conhecer e Preservar e do SOS Rio Ipojuca, professor Alexandre Nunes, a diretora do Instituto Tecnológico de Pernambuco (ITEP) em Caruaru, Eliane Rodrigues, e o presidente da Acic, Pedro Miranda, compuseram a mesa de abertura do evento. Os convidados apresentaram a Semana do Meio Ambiente e dialogaram sobre o tema para um público de estudantes, militantes de causas ambientais, professores universitários, secretários, empresários e servidores públicos municipais.

Para o presidente da Acic, Pedro Miranda, a abordagem das questões ambientais é fundamental para que o crescimento econômico da cidade seja sustentável. “Neste segundo ano de parceria da Associação com a UFPE, nosso objetivo foi o de ampliar a rede de parceiros para tratarmos desta temática nos mais diversos espaços. O nosso compromisso é o de promover o desenvolvimento econômico alinhado com a preservação dos recursos naturais, estimulando os nossos associados, juntamente com a rede de parceiros, a preservar o meio ambiente”, afirmou.

A abertura da Semana do Meio Ambiente aconteceu logo após fortes chuvas acometerem cidades do Agreste pernambucano, questão que foi destaque na fala da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra. “O evento é emblemático, depois de dias tão complicados para a nossa cidade. A gente precisa fazer a nossa parte todos os dias. Esse tema não é só meu. Esse debate é de extrema relevância. O meio ambiente tem que estar presente em todas as discussões sociais e precisa ser discutido por todos, sem exceção. Caruaru e o mundo esperam pelo trabalho efetivo de cada um de nós. Temos um caminho gigantesco para andar, mas, com a contribuição de cada um, podemos garantir um futuro melhor”.

Ontem (8/6), debates sobre a importância do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e suas atribuições dentro da política de lançamentos de efluentes e sobre a influência do uso e ocupação do solo no Aquecimento Global foram realizados no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP). Além disso, no mesmo local, ocorreram a palestra “Desertificação em Caruaru: fenômeno natural ou antrópico?” e uma mesa redonda sobre Desertificação e Aquecimento Global.

Atividades de conscientização nas instituições parcerias da iniciativa seguem até hoje (9/6). São elas: visita dos colégios municipais a Serra dos Cavalos para o plantio de mudas, soltura de animais silvestres nativos na Serra dos Cavalos e Exposição sobre o Rio Ipojuca no espaço de convivência do Centro Universitário do Vale do Ipojuca – Unifavip/DeVry.

IMG_8910

IMG_8947

IMG_8936

IMG_8961

IMG_8980(2) ')}